Dando sequência à série de utensílios para a cozinha, o assunto de hoje vocês que escolheram lá no insta: eletroportáteis!
Mixer de mão, processador, liquidificador, panela de pressão elétrica, air fryer… afinal, como saber se esses utensílios serão úteis e como decidir qual comprar?
São centenas de marcas, diferentes materiais, informações e marketing que podem nos confundir ou induzir ao erro na hora da compra. Por isso montei esse post para ajudar a organizar as informações, te ajudar a entender o que se encaixa melhor na sua rotina e como dar match na opção ideal pra você. ?
Antes de começar
Se você ainda não está familiarizado com o termo obsolescência programada, é legal dar um google antes de começar a busca pelos seus eletros, seja ele qual for (da torradeira à televisão da sala). Quanto mais duráveis os produtos que adquirimos menos temos que substituí-los, evitando que mais um produto acabe no lixo, além de poupar nosso bolso! Não estou falando que temos que comprar sempre o produto top de linha, mas sim que devemos avaliar as características do produto, comparar seu custo-benefício e entender que ele pode ser um investimento a longo prazo.
Em linhas gerais, o que avaliar?
-
Materiais e acabamentos
Comparar visualmente produtos da mesma categoria já dá uma boa ideia da qualidade de seus materiais e acabamentos. O peso também pode ser um indicativo de materiais e acabamentos mais duráveis: claro que isso depende muito do tipo de produto, marca e tudo mais, mas geralmente eletroportáteis mais pesados apresentam materiais melhores, que irão se desgastar menos com o uso.
-
Preço
Não precida ser nem o mais caro, nem o mais barato. Uma boa pesquisa vai te ajudar a encontrar ótimas opções intermediárias, que suprem sua necessidade e combinam com seu bolso. ?
-
Utilização
Tendo uma ideia de qual a finalidade e frequência de utilização, é possível prever o tipo de equipamento ideal para suas necessidades. Se precisa de algo para uso diário e tarefas mais pesadas, como por exemplo um liquidificador pra bater grande quantidade de massa, é necessário um maquinário mais robusto. Se o uso será mais leve, apenas para picar cebola ou legumes por exemplo, um mini-processador será mais do que suficiente. Portanto antes de analisar as especificações técnicas, é interessante ter sua utilização em mente.
Eletroportáteis: o que são?
Basicamente tudo que precisa de energia elétrica e é portátil, dã. ? Além dos que citei ali em cima, ainda tem batedeira, máquina de café (dependendo do tamanho ?), panela elétrica, centrífuga e mais uma coisarada, até o george foreman grill!
Decidi dividir o conteúdo em alguns posts para não ficar muito extenso, então vou começar com os produtos que uso diariamente por aqui e geram bastante dúvida na hora da compra: processador, mixer, liquidificador. Todas as imagens do post estão linkadas com o respectivo produto na Amazon Brasil. Se você se interessar e puder comprar direto pelos links aqui do blog, você me ajuda a manter o Fru-fruta sempre positivo e operante. ?O George Foreman aprova:
Processador
Sem mais delongas, vamos começar por esse equipamento que é uma super mão-na-roda. Pica cebola, moer sementes, faz pasta de nuts. O grande diferencial entre esse equipamento e o liquidificador é que ele é capaz de processar volumes menores e, geralmente, de forma mais eficiente.
O que observar:
- Qualidade e espessura do copo.
- Qualidade da lâmina: geralmente as de aço inox são as mais resistentes.
- Potência: idealmente 200w ou mais, mas isso vai depender da sua utilização como comentei ali em cima.
Miniprocessador
Caso sua necessidade seja de bater cremes mais leves como homus, picar cebola e legumes ou outras atividades que não precisem que o utensílio trabalhe por muito tempo, um miniprocessador vai dar conta sem problemas. Eles são chamados assim pois apresentam apenas uma velocidade de processamento e porte menor. A parte chata é que, como no caso do mixer de mão, o acionamento só ocorre quando você pressiona o botão. Sem problemas para processos mais rápidos, mas os mais demorados (como fazer pasta de amendoim) pode exigir que você fique algum tempo preso ao aparelho, segurando o botão.
Quando às marcas, selecionei um mais baratinho da Mondial que tem boa avaliação, e outro da Black & Decker que achei diferente por ter o copo de vidro:
O primeiro é o da Mondial, com valor bem interessante. Mas não se engane pela imagem, ele não faz esses cubinhos bonitinhos da foto. ? Pra isso precisa de um acessório que vem com os processadores, sobre os quais falo na sequência.
Agora se o seu negócio é fazer pasta de amendoim caseira, bater frutas congeladas, fazer creme de aipim ou qualquer outro preparo que exija mais tempo e potência de processamento, seu negócio é um processador real oficial. Além de ter capacidade para maiores volumes e mais potência, não há necessidade de ficar segurando o botão para acionar o equipamento.
Ambos os que selecionei abaixo acompanham acessórios para cortar em outros formatos como cubos e tirinhas, o que é possível graças à abertura na tampa do equipamento. É só instalar o acessório e adicionar o alimento pela abertura com o processador ligado.
Com vocês, o meu sonho de consumo: o processador da KitchenAid! Cheio de peças extra, tem capacidade pra 4 litros e 700w de potência.
Uma opção legal é esse Multiprocessador da Walita. Ele é bem menor que o da KitchenAid acima, mas vem com a opção de copo de liquidificador:
Também criei uma lista com esses e outros produtos. Clique aqui pra ver!
Confira os preços:
Liquidificador
Não tem como cozinhar sem um bom liquidificador à mão. Do suco ao bolo, ele é um dos eletroportáteis indispensáveis na cozinha. Selecionei três opções: KitchenAid (sonho de consumo), Oster (acessível) e Mondial (o mais barato desses três, mas que promete triturar praticamente qualquer coisa com seus 1200w de potência).
O que observar:
- Qualidade e espessura do copo.
- Qualidade da lâmina: geralmente as de aço inox são as mais resistente.
- Potência: 500w ou mais.
- Limpeza: se a lâmina for removível é mais fácil de limpar, mas tem que tomar cuidado para encaixar bem depois.
Apesar do copo de plástico, o liqui da KitchenAid é super robusto e durável. Vários conhecidos meus têm, é uma beleza. Se você procura um bom investimento pra vida toda, aqui está:
Copo de vidro, 6 lâminas e bem mais acessível: esse Oster é uma opção super viável. Tem prata, preto, cobre e vermelho.
O da Mondial é uma opção mais acessível com impressionantes 1200w de potência, só não é dos mais bonitos. ?
Confira os preços:
Mixer de Mão
O mixer de mão é um dos equipamentos que mais uso. Ainda mais que boa parte deles já inclui um miniprocessador, é muito mão na roda!
Pra maioria das pessoas a combinação mixer de mão + liquidificador supre totalmente a necessidade. Nem precisa de um processador, caso você não faça pasta de amendoim ou cremes super espessos com tanta frequência.
Eu já tive mixer fraco que queimou, outro que tinha o engate mal feito e espanou, e outro que perdi os acessórios por ser feito com material muito frágil. Então já fica a dica de verificar esses pontos antes de comprar o seu!
O que observar:
- Qualidade do material: tanto do mixer em si quanto dos acessórios.
- Ser robusto: comparando dá pra perceber quais têm o engate mais frágil e quais parecem mais duráveis.
- Potência: 300w ou mais.
Esse da Mondial é o meu atual mixer. Ele é bem potente e boa parte do corpo é em inox. Também achei legal que o kit acompanha um copo e uma jarra com tampa: perfeita pra preparar leite vegetal e já guardar na geladeira. O custo-benefício é ótimo.
Agora, se você quer algo ainda mais potente e mais CHIC, achei esse aqui da Electrolux pura finesse:
E como terceira opção e ainda mais potente, valor intermediário entre os dois acima, esse da Oster chamou atenção:
Confira os preços:
No próximo post continuo com o assunto dos eletroportáteis: vou falar sobre air fryer, grill, panela de pressão elétrica e muito mais! ?
Se quiser ver todos os eletroportáteis que selecionei, clique aqui pra acessar a minha wishlist na Amazon.
Tão gostando da série de utensílios? Não esquece de dar uma olhada no primeiro, o sobre panelas.
Comenta aí me contando o que achou!
Beijos,
Pati.
Foto abertura: Alison Marras do Unsplash
Olá, tudo bem?
Eu gostaria de saber se teria a possibilidade de comprar os seus livros em alguma loja física? Ou somente por correio? Obrigada