À primeira vista pode parecer estranho uma confeiteira que faz doces cheios de manteiga, ovos, chocolate e outros ingredientes distantes do que é considerado saudável ter uma coluna aqui no blog, mas eu e a Pati concordamos que nossos estilos são diferentes mas a filosofia é a mesma: comida de verdade e sem excessos não faz mal.
Para quem tem restrições, acredito que é possível fazer comidinhas e doces veganos, sem lactose, sem glúten, e ainda assim deliciosos – faço questão de não fazer produtos com restrições que sejam inferiores aos tradicionais ou que renda o clássico comentário “é gostoso apesar de ser vegano” ou algo assim. Comida tem que ser gostosa e ponto final!
Eu e a Pati desenvolvemos essa torta de cogumelos, tofu e rosas de abobrinha para o curso de brunch de Dia das Mães que fizemos e ela é incrível! A massa é super versátil para outras receitas (pode até ser usada para doces), o creme de tofu tem uma textura maravilhosa e o recheio de cogumelos pode ser substituído por tomatinhos confitados, abobrinha refogada ou qualquer outro recheio de sua preferência.
Ah, e ainda dá para congelar a torta em porções depois de pronta, assim você sempre tem um lanchinho saudável e saboroso facilmente à mão ?
Torta de Cogumelos, Tofu e Rosas de Abobrinha
Ingredientes
- Massa
2 xicaras de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
½ xícara de azeite de oliva
1/3 xícara de água ou leite vegetal
- Recheio
3 colheres de sopa de azeite (para o refogado)
1 cebola média
5 dentes de alho
200g de cogumelo Paris
5 ramos de tomilho
400g de tofu drenado
3 colheres de sopa de tahine
Meio talo de alho poró picado
½ colher de sopa de sal
½ colher de sopa de pimenta do reino
3 colheres de sopa de azeite (para o creme)
400g de abobrinha
1 limão espremido
Modo de Preparo
- Pré aqueça o forno a 200 °C. Misture os ingredientes secos em uma vasilha e os molhados em outra. Acrescente os secos aos poucos até a mistura ficar homogênea, sem sovar muito. Com as pontas dos dedos, coloque a massa em uma forma de 25cm até preencher todo o fundo e cerca de 2cm das laterais. Asse por cerca de 30 minutos com papel alumínio com algum peso em cima para a massa não inflar. Reserve.
- Com uma mandolina ou uma faca bem afiada, fatie tiras bem finas da abobrinha no sentido do comprimento. Tempere com o limão e sal a gosto e deixe temperando enquanto prepara o restante do recheio.
- Refogue a cebola no azeite até dourar bem. Acrescente o alho e o cogumelo fatiado em tirinhas. Cozinhe um pouco e acrescente o tomilho. Adicione sal e pimenta do reino a gosto. Espere esfriar um pouco e forre o fundo da forma com a massa já pré assada.
- No processador ou liquidificador, coloque o tofu, o tahine, o alho poró picado, o sal e a pimenta e bata bem. Com o aparelho ligado, acrescente o azeite aos poucos até a mistura ficar bem homogênea e brilhante. Despeje o creme sobre os cogumelos refogados.
- Faça as florzinhas de abobrinha, enrolando as fatias uma sobre a outra, deixando os tamanhos semelhantes. Corte pela metade, de forma que você tenha duas florzinhas de abobrinha. Coloque-as sobre o creme de tofu e coloque a torta para assar por mais 15 e 20 minutos a 200 °C, até dourar.
Observações
- Rendimento: 1 torta de 25 cm (cerca de 12 fatias)
Gostou? Deixa um comentário contando!
[…] Torta quiche de cogumelos e abobrinha por Pati Bianco: essa foi também uma das receitas selecionadas que vamos de fato testar na ceia desse ano! Estava procurando por algo com bastante proteína, e é o caso dessa torta, cujo recheio é todo feito de tofu e tahine. Pra uma massa sem glúten, dá pra adaptar e usar uma receita com farinha de grão de bico; tem várias na internet! Eu já fiz uma receita de quiche da Bela Gil com tofu, e é impressionante como o tofu deixa a textura parecida com a de uma quiche. E o legal é que você pode rechear com o que quiser: tomatinhos, alho poró, abobrinha… […]