Se tem uma comida que me remete à infância, ela se chama polenta. E quando o assunto é comida salgada, o sangue italiano sempre fala mais alto: polenta, macarrã0, nhoque, pizza, pesto, molho de tomate com manjericão…. Comida italiana é o que há de bom nessa vida!
Falou “polenta” eu já gamei. Agora completa a frase com “ragu de cogumelos” que é amor na certa! Para dar uma textura ainda mais especial à esse prato, adicionei “Polenta Chips” – uma técnica incrível de transformar a casquinha da polenta em chips crocantes que eu mesma inventei.
E vamos combinar que cogumelos frescos também são outro presentinho dos céus, né? Eita coisinha saborosa! E ainda são cheios de proteínas e nutrientes. Por essas e por outras esseprato vegano é uma refeição completa e maravilhosa. E ainda é livre de glúten e de lactose. De nada, amigos.
Eu usei 3 variedades de cogumelos: shimeji, shitake e paris, o que conferiu ainda mais sabor e texturas ao meu prato. Mas se você não tiver acesso à todas as variações, use apenas uma! Ou, se quiser misturar outros tipos, manda brasa.
Para o ragu, fiz um molhão de tomates bem caprichados – inclusive usando uma técnica que aprendi com o Massimo Bottura (sim, conheci ele, sou phyna!) – que inclui assar os tomates, para que eles fiquem mais concentrados e saborosos.
Se você não quiser fazer molho de tomate, pode fazer essa versão de cogumelos cremosos com biomassa de banana verde, também.
Bora pra receita:
POLENTA, RAGU DE COGUMELOS E “POLENTA CHIPS”
6-8
servingsIngredientes
- Polenta
1/2 cebola
1 dente de alho
Azeite para untar e refogar
500g de fubá
1 litro de água
Sal a gosto
- Ragu de Cogumelos
400g shitake
300g cogumelo paris
300g shimeji
1 lata de tomate pelado
1 bandeja (250g) de tomate cereja
1 cebola média
1 dente de alho
Azeite para refogar o molho e os cogumelos
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- Polenta
- Pique a cebola e o alho.
- Unte uma panela grande e funda, ligue o fogo médio e refogue a cebola picada. Quando ela ficar transparente, adicione o alho e deixe refogar.
- Adicione a água e enquanto espera ferver, dissolva o fubá em um pouco de água fria, para que não empelote. Retire a panela do fogo e coloque a pasta de fubá dissolvido, o sal e mexa com um batedor de arame até misturar bem.
- Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora.
- Ragu de Cogumelos
- Lave, coloque os tomates cereja em uma assadeira e asse-os em fogo baixo por cerca de 30 minutos (ou até murcharem). Esse passo é opcional, mas concentra o sabor dos tomatinhos e deixará seu molho ainda mais delicioso!
- Enquanto isso, pique a cebola e o alho. Refogue metade da cebola no azeite e, quando ela ficar transparente, adicione o alho e deixe refogar também. Adicione o tomate pelado, amassando com um garfo ou espremedor de batatas. Deixe cozinhar em fogo baixo.
- Retire os tomatinhos do forno e remova a pele. Adicione ao molho, também amassando, até obter a textura que preferir.
- Adicione o sal e a pimenta do reino. Deixe reduzir até ficar com sabor concentrado e engrossar.
- Enquanto o molho reduz, limpe os cogumelos com um pano úmido e corte em fatias.
- Aqueça uma frigideira grande, despeje uma boa quantidade de azeite (umas 4 colheres de sopa) e adicione 1/3 da outra metade da cebola. Quando ficar transparente, adicione 1/3 dos cogumelos, tempere com sal e deixe refogar até que eles fiquem mais escuros. Repita esse processo até refogar todos os cogumelos. Separei essa etapa em 3 pois os cogumelos soltam bastante água.
- Misture os cogumelos ao molho e corrija o sal.
- Chips de Polenta
- Para fazer os chips, usei a própria casca torradinha que fica “grudada” nas extremidades da panela. Após retirar a parte cremosa, tire a casca dourada com cuidado e corte em triângulos.
- Coloque-os em uma assadeira untada, com a parte que estava em contato com a panela voltada para baixo.
- Deixe por 10 minutos sob o grill. Se o seu forno não tiver grill, deixe em fogo baixo por 15-20 minutos – verificando para não queimar!
- Sirva a polenta, o ragu e decore com os chips.
Observações
- Rendimento: 6 a 8 pessoas
E também vou deixar essa foto minha com o Massimo aqui em baixo só porque eu ainda não superei o fato de ter trabalhado no mesmo projeto que ele
E aí, gostou da receita? Comenta aí contando!