Inverno tem cara de festa junina…e festa junina tem cara de doce de abóbora!! Esse doce é uma coisa divina, né não?! E ainda é naturalmente sem glúten e sem lactose – VIVAAA!! MÃS, em contrapartida, é beeeeeeem cheio de açúcar refinado. Pra deixar esse doce maravilhoso um pouco mais saudável resolvemos inventar essa receita, que é adoçada com melado de cana e açúcar demerara: versões que trazem mais nutrientes do que o açúcar branco. E é por causa do melado que esse doce fica um pouco mais escuro do que o tradicional. Vem ver!
Mas então, o que torna ele funcional? Bom, pra falar beeem a verdade a gente nem gosta muito dessa palavra. Essa utilização desenfreada do rótulo “funcional” parece que vai ter o mesmo destino do “gourmet” e da “gourmetização” de todos os pratos do mundo. Mas enfim, esse papo fica pra outra hora. Colocamos o título da receita como Doce de Abóbora Funcional por que usamos amaranto e psyllium na receita (leia um pouco mais sobre os grãos saudáveis nesse post), adicionando um pouco de fibras, diminuindo o índice glicêmico e aumentando a sensação de saciedade do doce.
Essa versão do doce tem bem menos açúcar que a tradicional, né pessoal?! Então é claro que ele não fica tão doce quanto aquele doce de vó. Se você for muito formiga, adicione mais açúcar demerara (que continua sendo mais saudável que o branco), mas aí é legal pensar em diminuir a porção de doce que você vai comer. Agora chega de papo e vamos ao que interessa?
Doce de Abóbora Funcional
1
hour10
minutesIngredientes
300gr de abóbora
1 xíc coco ralado
½ xíc açúcar demerara
2 colheres de sopa de melado de cana
1 colher de sopa de amaranto em flocos (opcional)
1 colher de sopa de Psyllium (opcional)
Canela a gosto
Cravo em pó a gosto
Modo de Preparo
- Cozinhe a abóbora em uma panela grande. Quando estiver macia, amasse e adicione os outros ingredientes. Mexa até o doce soltar do fundo da panela.
Observações
- Esse doce fica com essa cor mais escura por causa do melado de cana. Se preferir, pode aumentar o açúcar demerara para não usar o melado. O amaranto e o psyllium são opcionais, mas são eles que adicionam fibra ao doce, o que ajuda a diminuir um pouco o índice glicêmico e dá sensação de saciedade. Servimos com coco fresco ralado e um tico de leite de coco. Hummmm!
Não esquece de comentar, testar e nos mandar uma foto hein?! 🙂
Olá meninas!
Que delícia este doce hein?! Posso usar abóbora hokkaido? É a mais comum aqui na Alemanha!
Bjinhos
Oi Franceane! Por aqui usamos aquela abóbora de pescoço para fazer o doce. Nunca testei com a Hokkaido… Se der certo, conta pra gente, hein?! Beijos!
Oi PATI!
Gostaria de saber se é possível congelar o doce de abóbora sem perder o sabor e propriedades e quanto tempo ele fica bom pra consumo?
Oi Helenita, nunca testei congelar. Talvez junte água.
Beijo!