Inverno tem cara de festa junina…e festa junina tem cara de doce de abóbora!! Esse doce é uma coisa divina, né não?! E ainda é naturalmente sem glúten e sem lactose – VIVAAA!! MÃS, em contrapartida, é beeeeeeem cheio de açúcar refinado. Pra deixar esse doce maravilhoso um pouco mais saudável resolvemos inventar essa receita, que é adoçada com melado de cana e açúcar demerara: versões que trazem mais nutrientes do que o açúcar branco. E é por causa do melado que esse doce fica um pouco mais escuro do que o tradicional. Vem ver!

DSC_1200 copy

Mas então, o que torna ele funcional? Bom, pra falar beeem a verdade a gente nem gosta muito dessa palavra. Essa utilização desenfreada do rótulo “funcional” parece que vai ter o mesmo destino do “gourmet” e da “gourmetização” de todos os pratos do mundo. Mas enfim, esse papo fica pra outra hora. Colocamos o título da receita como Doce de Abóbora Funcional por que usamos amaranto e psyllium na receita (leia um pouco mais sobre os grãos saudáveis nesse post), adicionando um pouco de fibras, diminuindo o índice glicêmico e aumentando a sensação de saciedade do doce. 

DSC_1197 copy

Essa versão do doce tem bem menos açúcar que a tradicional, né pessoal?! Então é claro que ele não fica tão doce quanto aquele doce de vó. Se você for muito formiga, adicione mais açúcar demerara (que continua sendo mais saudável que o branco), mas aí é legal pensar em diminuir a porção de doce que você vai comer. Agora chega de papo e vamos ao que interessa?

[yumprint-recipe id=’26’]Não esquece de comentar, testar e nos mandar uma foto hein?! 🙂

Você também pode gostar:

Comente!

  1. Franceane Riedel 25 de junho de 2015 at 06:07 - Reply

    Olá meninas!
    Que delícia este doce hein?! Posso usar abóbora hokkaido? É a mais comum aqui na Alemanha!
    Bjinhos

    • Pati Bianco 25 de junho de 2015 at 09:11 - Reply

      Oi Franceane! Por aqui usamos aquela abóbora de pescoço para fazer o doce. Nunca testei com a Hokkaido… Se der certo, conta pra gente, hein?! Beijos!

  2. Helenita Lima 24 de janeiro de 2019 at 12:37 - Reply

    Oi PATI!
    Gostaria de saber se é possível congelar o doce de abóbora sem perder o sabor e propriedades e quanto tempo ele fica bom pra consumo?

    • Pati Bianco 13 de fevereiro de 2019 at 09:17 - Reply

      Oi Helenita, nunca testei congelar. Talvez junte água.
      Beijo!