O Ratatouille é um prato tradicional da região da Provença, na frança, e ficou mundialmente famoso depois da animação da Pixar que leva o mesmo nome (e que eu já assisti um trilhão de vezes)!
É uma preparação bastante rústica, basicamente composta por legumes e cada família tem uma forma diferente de prepará-lo. Ele pode levar diferentes ingredientes, ser servido quente, frio e até como um ensopado.
A minha versão favorita é essa, com os vegetais todos cortados em rodela e intercalados no prato. Não fica lindo?
Eu acho incrível a transformação que o calor promove com os ingredientes desse prato. Depois de assados a berinjela e a abobrinha ficam super suculentas, o tomate e a cebola adocicados… huuum, deu até fome!
O único problema é que o ratatouille demora muito para ficar pronto quando colocamos os ingredientes ainda crus no forno. Quem é ansioso feito eu não consegue esperar tanto!! É por isso que eu desenvolvi uma técnica: grelhar alguns dos legumes antes de levar ao forno.
Nesse caso, grelhei a abobrinha, a berinjela e a cebola. Isso garante um tom dourado e aquelas partezinhas caramelizadas que são apenas deliciosas! Como o tomate assa mais rápido, coloquei as fatias cruas mesmo.
O preparo desse prato é bastante simples, e você não precisa se prender aos ingredientes que eu usei. Pode (e deve!) pegar todos os vegetais que estão aí meio que sobrando na geladeira e mandar brasa. Algumas sugestões são cenoura, pimentão vermelho e amarelo, batata (cortada fininha)… Não vou enganar ninguém dizendo que é o prato mais prático do mundo. Cortar, grelhar e intercalar os ingredientes dá um trabalhinho, sim. Mas vale a pena, eu juro!
Você também pode fazer uma “cama” de molho de tomate no prato antes de colocar as rodelas de legumes. Enfim, o céu é o limite!
Partiu receita? Não esquece de deixar um comentário contando o que achou, hein?!
Beijos,
Pati Bianco
Ratatouille – Um Prato Lindo e Incrivelmente Saboroso!
8 a 10
servings1
hour10
minutesIngredientes
3 berinjelas pequenas
2 abobrinhas médias
2 cebolas roxas
3 tomates
2 dentes de alho
Sal, pimenta do reino e bastante azeite de oliva!
Modo de Preparo
- Primeiramente, corte todos os legumes em rodelas de espessuras parecidas.
- Amasse os dentes de alho e, com a frigideira já esquentando com azeite, esfregue-os bem para que soltem sabor.
- Deixe o alho na frigideira e vá grelhando em fogo alto todos os legumes, um por vez, só para que fiquem dourados e meio tostadinhos. Tempere todos com sal e pimenta do reino. Regue com mais azeite à medida do necessário e substitua o alho quando estiver bem dourado.
Aqueça o forno em fogo alto. - Pique os dentes de alho que ficou na frigideira, pique bem e distribua no fundo do prato que irá ao forno. Regue com um fio de azeite.
- Com as mãos (cuidado pra não se queimar) intercale as fatias dos legumes já grelhados. Eu vou fazendo um montinho entre os dedos e passo no prato em etapas, montando uma espiral de fora pra dentro. Assim as rodelas ficam em pé, apoiadas nas bordas do prato.
- Salpique um pouco mais de sal e de pimenta por cima.
- Asse por aprox. 20 minutos, até que os legumes fiquem com um aspecto murchinho.
- Et, voilà! O prato mais lindo de legumes assados que você já viu está pronto para ser devorado!
Observações
- Você pode usar outros legumes, batata, cenoura, pimentão… aproveita pra fazer aquele rapa de legumes na geladeira e não jogar fora nenhuma dessas belezinhas!
[…] é um prato da França. Muitos dizem que o nome do prato se da a forma de fazer o Ratatouille, que é preparados com uma variedade de legumes que podemos ter dentro de casa em nossa geladeira ou até […]