Sempre fui fã de iogurte. Quando tive que cortar os laticínios da dieta por cauda das minhas restrições alimentares fui logo tratar de inventar algum creminho com cara de iogurte para substituir a versão original. 

Algumas opções de iogurte vegetal já passaram por aqui: o de frutas vermelhas, o proteico com tâmaras, o de inhame… Todos são deliciosos e nutritivos, mas nenhum é tão fácil de preparar quanto esse que vou apresentar para vocês hoje!! 

O que dá a textura para o leite de amêndoas é a goma xantana. Esse ingrediente tem esse nome estranho, mas é super fácil de encontrar em casas de produtos naturais. Para fermentar a mistura, utilizei uma cápsula de probiótico, que são basicamente bactérias que fazem um bem danado pra nossa flora intestinal. A fermentação é o que dá ao iogurte de leite de vaca aquele gostinho azedo particular.

Você encontra probióticos em cápsulas ou sachês em farmácias. Para quem faz uso regular dessas bactérias, pode utilizar o que tem em casa – claro! No caso de cápsulas, é só desencaixar as duas partes de plástico e despejar o pózinho no seu iogurte. 

Se quiser fazer com leite de coco, o ideal é comprar aqueles tipo tailandeses que vêm em lata, sabe? Eu vi essa receita aqui da Minimalist Baker e estou louca pra testar! Se alguém, fizer, me conta!

Tem mais dicas e observações sobre o preparo na receita! Antes de ir embora, não esquece de deixar um comentário aí me contando o que achou 🙂

Iogurte de Amêndoas mais Fácil do Mundo! Só 4 ingredientes e Fermentado

Recipe by Pati Bianco
Servings

6 a 8

servings
Total time

1

hour 

10

minutes

Ingredientes

  • 1/2 xícara de amêndoas cruas deixadas de molho em água durante a noite

  • 2 xícaras de água

  • 1/2 cchá extrato de baunilha

  • 1 cchá de goma xantana

  • 1/4 cchá de açúcar de coco (ou açúcar mascavo)

  • 1 cápsula ou sachê de probiótico (comprado na farmácia ou manipulado)

Modo de Preparo

  • Comece pelo leite: escorra as amêndoas que ficaram de molho e bata com as 2 xícaras de água com um mixer de mão ou no liquidificador até obter um líquido esbranquiçado. Coe em um pano ou voal.
  • Adicione ao leite a goma xantana (encontrada em casas de produtos naturais), o açúcar e a baunilha e bata novamente. O leite irá engrossar por causa da goma.
  • Adicione e misture o probiótico e deixe em temperatura ambiente durante a noite (pode tampar com um pano, mas não vede para que a fermentação ocorra).
  • Na manhã seguinte ele já estará bom para consumir, mas você pode deixar ele fermentando por até 24 horas. Ainda estou testando para ver se muda a consistência!
  • Depois da fermentação, leve à geladeira para o iogurte ficar ainda mais encorpado e gostoso!

Observações

  • O açúcar de coco serve só para alimentar as bactérias e ajudar na fermentação. Se quiser o iogurte mais doce, adicione o adoçante de sua preferência.
  • A fermentação não irá alterar muito textura do iogurte, por isso usamos a goma.
  • Se quiser um sabor mais ácido, adicione suco de limão depois da fermentação.
  • O probiótico não é indispensável, se quiser você pode fazer sem, o iogurte só não será fermentado mas continuará um creminho delicioso! ?

Beijos,
Pati.

Você também pode gostar:

Comente!

  1. Mariluci Sant Anna 5 de março de 2018 at 11:58 - Reply

    Oi Pati! Fiz na semana passada exatamente como esta receita e bati com frutas vermelhas, delicioso! Esta semana fiz com o leite de coco que eu mesma produzi em casa também, este bati com ameixa preta, inacreditaveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeel! Mais cremoso que o de amêndoas. Obrigada por me permitir saborear iogurte novamente, assim como você escreveu, creme é a minha textura favorita na cozinha e me fazia muita falta. Nas duas vezes descartei o soro que sobra, retirei só a parte cremosa. Fiz certo?

    • Pati Bianco 7 de junho de 2018 at 16:51 - Reply

      Ah que demais que gostou!!
      Isso, se puder usar só o creme melhor ainda! 😀

  2. Ananias Santos 26 de março de 2018 at 06:52 - Reply

    Amei essa receita minha esposa vai gostar muito vou escrever para ela fazer aqui em casa obrigado pelas dicas.

  3. Graci 4 de maio de 2018 at 16:24 - Reply

    Olá Pati.
    Sempre fiz iogurte caseiro (com leite de vaca), porém os problemas com a lactose não me permetiam mais usufruir dessa delícia. Amei sua receita.
    Uma dúvida, quando fazia o iogurte com leite de vaca, eu usava um potinho de iogurte natural para ter a fermentação e os probióticos. Feito isso, sempre guardava um potinho do meu iogurte para fazer os próximos. Com esse de leite vegetal, será que posso guardar um potinho e substituir o probiótico na próxima receita?
    Beijos

    • Pati Bianco 7 de junho de 2018 at 16:52 - Reply

      Oi Graci! Que bom que gostou!! Fico feliz 😀
      Não tenho certeza se funciona da mesma forma no caso do leite vegetal…
      Pra garantir, melhor usar sempre um novo probiótico.
      Beijos!

  4. VIVIAN MERONI 10 de dezembro de 2019 at 18:50 - Reply

    Olá! Excelente receita. Fiquei com uma dúvida: a mistura deve estar levemente morna no momento de adicionar os probióticos? Obrigada

  5. Maria Alves Pires Carvalho 9 de novembro de 2022 at 21:01 - Reply

    Olá baía noite! Eu fiz sem o probiótico tenho que deixar fora da geladeira também?