Muita gente me pergunta sobre o preparo dos leites vegetais. Tirando uma ou outra particularidade, a maioria deles é bem simples de ser feita em casa! Criei uma serie de leites vegetais lá no canal do youtube pra ensinar alguns e dar dicas do que fazer com eles e com o resíduo.
O primeiro vídeo da série foi o de leite de aveia, que é super prático e ótimo para usar em receitas. Agora é a vez do leite de castanha de caju, que por ser mais gordurosinho fica bem cremoso e é ótimo para bebidas como achocolatados e cappucinos.
O preparo é bem simples, e segue a mesma lógica da maioria dos leites de oleginosas (as famosas nuts):
-
Deixe a castanha crua de molho em água durante a noite (8 horas ou mais)
-
Descarte a água do remolho e bata no liquidificador com água nova
-
Quando o líquido estiver esbranquiçado e a castanha bem moída, coe com um pano ou voal
-
Pronto!
O resíduo do leite acaba ficando com pouco sabor, pois a maior parte vai para o leite. Mas não jogue ele fora!! O resíduo continua sendo muito nutritivo e pode ser adicionado à mingaus, massas, bolos, muffins…
A proporção de água para a de castanha varia de acordo com a espessura desejada. Eu geralmente utilizo 1/2 xícara de castanha para 2 xícaras de água.
Para tomar o leite puro, com café ou pra preparar bebidas, eu gosto de adoçar um pouco e adicionar extrato de baunilha. O leite de castanha de caju pode até ser vaporizado pra fazer um capuccino bem mara!
É isso! Gostou da dica? Tem alguma dúvida?
Comenta aí!
Beijos,
Pati.