Ultimamente temos comentado muito sobre alergia a certos alimentos. Mas afinal, o que é alergia alimentar?
Alergias são manifestações do organismo contra substâncias estranhas que atrapalham o seu funcionamento. A apresentação clínica é muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, na disposição, no sistema gastrointestinal e respiratório, podendo ser Imediata ou Tardia.
Hoje em dia estão cada vez mais comuns as alergias alimentares, uma vez que é fácil encontrar pessoas que tem alimentos industrializados como a base da sua alimentação. Com isso o problema não é “só” a introdução dos alimentos industrializados, mas também a exclusão de alimentos reguladores da dieta.
Com a alimentação deficiente em nutrientes provindos de frutas e verduras e o consumo em excesso de corantes, conservantes, nitrito, nitrato, adoçantes artificiais, além de glúten, leite e derivados, soja e derivados, o organismo se desestabiliza e acaba por não lidar bem com problemas ambientais e causa alergias como, por exemplo, a rinite.
Essas alergias são causadas também pelo desequilibro da flora intestinal, já que a biota funciona como barreira imunológica e já é considerada um dos maiores determinantes de saúde e doença.
O não tratamento, de uma dessas doenças, com nutrientes e com a retirada, em primeiro momento, dos alimentos alergênicos, faz com que o organismo volte a se manifestar com outra doença. Sendo assim, uma vez que o diagnóstico de alergia for realizado, o tratamento deve ser iniciado sempre respeitando a individualidade bioquímica.