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Qual a diferença entre gordura trans, saturada e insaturada?

03/03/2016

Você sabia que a doença cardiovascular é uma das principais causas de morte no mundo? Precisamos não somente nos restringir ao consumo de determinados tipos de alimentos, mas também avaliar a qualidade do que é ingerido. Você sabe qual a diferença entre gordura trans, saturada e insaturada?

Vamos entender um pouco:

A gordura insaturada é de origem vegetal, ela aumenta o colesterol bom do organismo. Ela é dividida em monoinsaturada e a poli insaturada. Como por exemplo o azeite de oliva, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça e outros alimentos. Seu efeito é de ajudar a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças cardiovasculares) e a pressão arterial.

Já a gordura saturada, é um tipo de gordura encontrada principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Como por exemplo em carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata). O seu efeito no corpo favorece o aumento do colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.

E a gordura trans é um tipo de gordura formada por um processo químico de hidrogenação, no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida. Esta gordura é mais prejudicial à saúde do que a gordura saturada por reduzir a lipoproteína de alta densidade (HDL-c o colesterol bom). Ela é encontrada na margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote, fast-foods, empanados tipo nuggets. E os seus efeitos no corpo não fazem nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom.

Porém, toda regra há exceção, pois o óleo de coco é uma gordura saturada, sim! Ele é uma gordura saturada, porém não é aterogênica, conforme mostram alguns trabalhos recentes, ou seja, não favorece o entupimento de artérias. E se você procura um óleo para usar em altas temperaturas, esse é o melhor, já que é super estável e não se oxida ou rancifica tão fácil quantos os outros.
Enfim, uma breve explicação sobre as diferenças de gorduras de acordo com a literatura, mas não se esqueça: todo organismo precisa de gordura!

E agora, que tal avaliar o que é válido inserir na sua alimentação?!

Comentários

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1 Comment2

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    Reply Hudson Silva Oliveira 15/08/2018 at 2:10 pm

    Ontem lancei uma porção de leite em pó no MyFitnessPal, para medir e tentar controlar melhor meus macros. Na hora o programa avisou que o leite em pó era rico em gorduras saturas. Fui procurar mais informações, caí nesse ótimo texto. Bem simples e muito bem escrito, parabéns Yasmim! 😉

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