Êta coisa linda essa tal de tapioca, né? Dá pra fazer de tudo um pouco com ela.
Essa receita de Pudim de Tapioca e Coco, além de deliciosa é mega fácil de fazer, dá pra deixar prontinha na geladeira no dia anterior e só se preocupar em saborear no dia de servir… e ainda é sem glúten, sem lactose e vegana! Vem que tem gif animado:
Os mais corajosos podem adoçar esse pudim com stévia, também. Mas aí não fica igual sobremesa, né gente?! Lembrem-se que a gente também tem que Comer pra Ser feliz!
Adaptei um pouquinho a receita do blog Tempero Alternativo. Aumentei a quantidade de leite, achei que a textura ficou muito pesada com a quantidade indicada na original. Ainda completei a minha versão com um caramelo. Essa fôrma pedia uma caldinha, né? Mas é claro que é opcional.

Outra coisa que influencia bastante é se o leite de coco é caseiro ou industrializado. Como o caseiro é mais aguado, indico que quem usar o leite industrializado dilua um pouco em água. Tá explicado ali na receita!

Eu gosto de sobremesa que não seja muito doce, daquele tipo que é tanto açúcar que a gente nem sente os outros sabores. Para quem é como eu e ainda ama coco, esse pudim é perfeito!
Pudim de Tapioca e Coco – Sobremesa deliciosa sem glúten, sem lactose e vegana!
Ingredientes
- Pudim
290g ( 1 xícara e 1/2) de Tapioca Granulada
1 litro de Leite de Coco caseiro (ou 700ml de leite de coco industrializado + 300ml de água)
220g (1 xícara) de Açúcar demerara
100g (1 xícara e 1/2 ) de Coco Ralado
1 Colher (chá) de extrato de baunilha
Óleo para untar (usei de coco)
- Caramelo
220g (1 xícara) de Açúcar Demerara
240 ml (1 xícara) de Água quente
Modo de Preparo
- Pudim
- Em uma panela grande adicione o leite de coco, açúcar demerara e 1 xícara do coco ralado ou resíduo do leite de coco. Misture bem até ficar homogêneo.
- Leve ao fogo médio e adicione a tapioca granulada aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Continue mexendo em fogo médio até virar um creme espesso. Mas cuidado! Não cozinhe demais, senão seu pudim vai ficar rígido.
- Unte uma fôrma de pudim ou bolo (20 cm de diâmetro) com o óleo vegetal.
- Transfira a mistura para a fôrma e deixe esfriar em temperatura ambiente.
- Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até gelar.
- Caramelo
- Coloque o açúcar em uma panela e deixe derreter por completo em fogo médio. Ele vai ficar com uma tonalidade mais escura.
- Adicione a água (cuidado, vai espirrar!) e mexa até o açúcar se dissolver por completo
- Tem gente que adiciona um pouco de amido de milho diluído em água para engrossar um pouco a calda. Fica à seu critério!
- Desenforme o pudim e despeje o caramelo.
Observações
- Eu servi com amoras, mas foi mais pra decorar do que pelo sabor. É bem dispensável. hehehe.
- Adapted from Temperto Alternativo
Gostou? Comenta!!!
Beijos,
Pati.
OI pati, tb fiquei com duvida sobre o que é tapioca granulada. Nao deve ser a goma de tapioca. É a que faz cuzcuz, chamada perola de tapioca? Muito complexo. Pode ajudar uma leiga? Grata de novo.
Oi Daniela! A tapioca granulada fica entre a goma e o sagu. É a tapioca em grãos irregulares, menor que as pérolas do sagu. Pelo que vi, no mercado é fácil de achar como tapioca daquela marca yoki.
Olá Pati!
Testei a receita agora, parece que vai ficar muito boa, só não entendi em que parte entrava o extrato de baunilha, mas como não tinha, não usei. E também seria legal, se o tempo em fogo médio fosse cronometrado, fiquei com medo de endurecer demais ou ficar cru.
Obrigada pela receita!!
eu tenho um tantão de farinha de tapioca (fina) e queria utilizar logo, pensei em fazer o pudim, mas observei que na receita é usada a tapioca granulada. Alguma possibilidade de eu fazer com a farinha mesmo e dar certo??
Olá, infelizmente eu tentei com a faronha de tapioca e não deu certo não. Não pegou pontom. Ficou mole.
Aqui em sp quando se fala tapioca se entende q é aquele disco dobrado e assado na chapa, feito a base dos dois povilhos, o doce e o azedo(q aqui chamamos de goma p/ tapioca), aí na receita imagino que seja a goma ou um dos povilhos, correto? pode esclarecer?
A tapioca que utilizei é a granulada, não é a goma, nem o doce nem o azedo! 🙂
[…] 9. Pudim de tapioca sem leite condensado […]
Nossa, que delícia!
Fiz com a goma de tapioca, ficou um pouquinho empelotado.
Tenho filhos muito alérgicos, ainda estou na introdução de alimentos, e portanto só fiz com açúcar, goma de tapioca e leite de coco. Ficou ótimo!
Quanto ao tempo no fogo, observei que o doce começa a ficar como um mingau, mas não homogêneo, tirei nessa hora e deu certo.
Muito obrigada! Estou amando suas receitas!
Fiquei na dúvida se dava pra fazer com a goma, então deu certo?
Comprei 1kg de goma hoje, queria aproveitar para o pudim pois não sou capaz de comer 1 kg antes que estrague rsrs
Oi Kelly,
para o pudim tem que ser a granulada mesmo. Deixa a goma na geladeira que dura mais tempo!
Beijo!
[…] Pudim de tapioca e coco: esta receita resulta em uma sobremesa linda e muito saborosa! Com cobertura de frutas vermelhas, […]
[…] Frufruta […]
Consigo fazer sem a essência de baunilha?