Não é pra menos que a batata doce é a queridinha das dietas: por ter baixo índice glicêmico, esse tubérculo é digerido de forma mais lenta pelo nosso organismo e aumenta a sensação de saciedade da refeição (fonte). Ok, ok… todo mundo já conhece bem esse ingrediente e seus benefícios, mas você já ouviu falar da batata doce roxa e da salmão? Elas tem uma cor super vibrante, saturada, LINDA que deixou a designer aqui bem louca!
Comprei as minhas batatas coloridas lindas no Mercado Municipal aqui em Curitiba. É só pedir pro pessoal das banquinhas! Alguém há de ter. Não sei como é em outras regiões do Brasil, parece que esse não é um ingrediente super fácil de ser encontrado… alguém tem mais informações sobre o assunto? Comenta aí no post!
A minha batata doce salmão (que na verdade é bem laranja) ainda veio em formato de flor! É de morrer de lindeza, né?
Para fazer o nhoque integral, misturei a quantidade total das farinhas e o sal, e depois os dividi pela metade, pois resolvi fazer com as duas cores de batata. Para cozinhá-las, inclusive, separe os tubérculos pela cor, em duas panelas diferentes. Senão vai acontecer como quando lava roupa escura com clara, a batata roxa pode manchar a salmão!
Se você preferir usar só uma das cores, utilize as quantidades totais da receita. Ou, se preferir fazer o dobro de nhoque…. só usar 2 receitas! A minha serviu, com sobra, 3 pessoas.
Para aumentar o valor nutricional dos meus nhoques, usei uma mistura de 3 farinhas: trigo integral, quinoa em flocos e araruta em pó. MAS ACALME-SE. Se você não tiver fácil acesso à esses ingredientes, pode substituir a araruta por qualquer outro amido ou fécula (milho, batata, mandioca), e também pode substituir a quinoa em flocos por mais trigo.
Para uma versão sem glúten, utilize o mix de farinha prontos, ou faça o seu. As proporções são as seguintes:
- MIX DE FARINHA SEM GLÚTEN:
- 50% de farinha de arroz integral
- 25% de fécula de batata
- 25% de polvilho doce
Ex: para fazer 1 kg de farinha sem glúten, misture: 500g de farinha de arroz integral, 250g de fécula de batata e 250g de polvilho doce. Se você for utilizar esse mix para fazer o nhoque, substitua a quantidade total de farinhas da receita por ele.
Vamos falar dessa apresentação?
Além da beleza natural desses nhoques coloridos, dois elementos deram charme extra à foto:
- A louça maravilhosa da Germer Porcelanas:
Essa fábrica de porcelanas aqui de Curitiba produz louças INCRÍVEIS! Esse prato fundo que usei para servir a massa é da linha Edros, cujas peças são todas texturizadas com triângulos em 3D. Aliás, TODAS as linhas do catálogo deles são demais. Eu passei dias namorando as peças, e mesmo assim foi muito difícil escolher só algumas! Queria tudo!! - O guardanapo de pano da Lupi Design:
A Lupi também é aqui de Curitiba e produz peças de decoração APAIXONANTES, todas com as estampas autorais, exclusivas e inspiradas no Brasil! Clica no link aí que elas tem loja on-line e entregam em todo o país! Mas já vou avisando: você vai se apaixonar por tudo!!!!
Partiu receita?
[yumprint-recipe id=’69’]E aí, gostou? Deixa um comentário aí me contando!!Beijos,
Pati.
Receitaça e post-aço! E essas fotos, cara?! Pago um pau pra esse blog!
O nhoque ainda não fiz. Não sei onde vendem as batatas por enquanto, mas tenho umas que são brancas por fora e roxas por dentro. Quando eu fizer a receita, dou um feedback.
Valeu, Pati!
Querido, muito obrigada!!! 😀 Experimente o nhoque sim, e me conta. Beijos!
[…] Nhoque integral de batata doce roxa: esse aqui não é apenas um prato gostoso. Sua apresentação é incrível! Os nhoques são feitos […]
[…] Nhoque integral de batata doce roxa: esse aqui não é apenas um prato gostoso. Sua apresentação é incrível! Os nhoques são feitos […]