Só quem já tentou, sabe: massas sem glúten e sem ovos gostosas, fofinhas e boas para trabalhar são raridade!! Depois de muitos testes, cheguei nessa “fórmula” de esfiha (ou esfirra, perguntei proprof. google e ele disse que as duas formas estão corretas!) que fica com um sabor ótimo e é modelável, permitindo o preparo dessas gracinhas árabes… versão restrições alimentares!
Ela leva basicamente duas farinhas: a de arroz e polvilho doce. Nenhuma delas apresenta lá grandes quantidades de fibra (especialmente o polvilho) e a receita ainda leva açúcar, por isso adiciona 2 colheres de sopa de chia, que enriquece a massa de fibras, proteínas e gordura boa. As sementinhas reduzir o índice glicêmico das esfihas… mas se não quiser colocar, ou substituir por sementes de linhaça dourada, fica a seu critério.
Para quem pode consumir glúten, postei há algum tempo a receita de esfiha integral, que não leva leite ou ovos na massa e fica deliciosa!
Os recheios ficam ao gosto do freguês: carne moída ou frango desfiado para quem é da proteína animal, queijo para os vegetarianos, tofu com legumes para os veganos. As possibilidades são infinitas. Eu proponho uma rodada de “esfihas salada mista”: uma de cada jeito. Assim a festa fica completa e todo mundo sai satisfeito!
Pode mandar brasa e soltar a criatividade que a receita rende bastante.
Ambas a farinha de arroz e o polvilho são farinhas bem branquinhas, então para dar esse aspecto de gema sobre a massa, utilizei uma mistura de cúrcuma (açafrão da terra)… e café!! Mas não se preocupe, não fica com sabor!
[yumprint-recipe id=’93’]
[…] Esfiha fechada sem glúten, sem leite e sem ovos: alternativa ideal para celíacos, intolerantes ou alérgicos. Nesta versão, a farinha de trigo é […]
Bom dia Pati, qual a quantidade de água e qual tipo de fermento e óleuo/gordura utilizo para completar o preparo desta massa de esfirra?
[…] 12. Massa de esfiha vegana […]
[…] 12. Massa de esfiha vegana […]