Se você já tentou fazer um bolo sem glúten, sem ovos ou sem leite e sua receita ficou um desastre total, acredite: não aconteceu só com você!
Para prepararmos com mais segurança receitas que utilizam ingredientes diferentes da tradicional mistura de farinha de trigo, leite, açúcar, manteiga e ovos, temos que começar desconstruindo alguns conceitos.
Para isso, vamos entender qual o papel de cada ingrediente nas receitas tradicionais de bolo?
Farinha de trigo:
Graças à sua proteína, o glúten, essa é a opção perfeita para suportar a expansão causada pela fermentação e gerar a estrutura para o bolo. Diferentemente de um pão, a massa de bolo não deve ser sovada ou muito trabalhada. O glúten ajuda a dar estrutura, mas para a confecção de bolos não é necessária uma rede muito forte para suportar a expansão da massa. Por esse motivo que geralmente adiciona-se o trigo no fim do processo.
Açúcar:
Além do deixar doce (dã), o açúcar também contribui para a expansão da massa e ajuda a manter sua umidade por meio das ligações entre as moléculas de água e de sacarose, deixando o bolo mais… úmido, ué. Sem açúcar, o bolo fica mais denso e seco.
Ovos:
Os ovos são tipo faz-tudo: eles têm diversas funções no bolo.
Ajudam a dar estrutura, aeração, ajuda a dar liga e são emulsificantes, contribuindo para que os ingredientes se misturem. Quando o bolo vai pro forno, a proteína do ovo coagula com o calor e dá firmeza e textura. Além disso, eles também conferem aeração à massa, deixando o bolo mais leve e fofo.
Leite:
Além de umedecer a massa, o leite também influencia na textura pois apresenta proteínas, podendo interferir na estrutura formada pela massa.
Manteiga:
Auxilia na maciez pois impede que a rede de glúten se forme. A gordura envolve as proteínas da farinha, impedindo que elas se liguem entre si. Além disso, dá sabor à massa.
Entendendo um melhor o papel de cada um dos ingredientes fica mais fácil ganhar autonomia para substituí-los nas receitas.
Substituindo a farinha de trigo branca:
Para trocar por farinha integral, é interessante manter uma pequena porção da farinha refinada para que o resultado final seja de um bolo macio, como eu fiz no bolo de natal. Uma proporção de 60% farinha integral e 40% refinada é interessante, mas é possível reduzir ainda mais a quantidade da segunda.
Como comentei no video anterior, para substituir o glúten da farinha de trigo é necessário utilizar ingredientes que façam seus diversos papéis. Geralmente, utiliza-se uma mistura de farinha de arroz, fécula, polvilho e alguma farinha de liga. Também é comum adicionar Goma Xantana ou CMC, que servem para dar mais maciez e elasticidade. No fim do post tem algumas sugestões de mix de farinha. Teste em casa e eleja a sua favorita!
Substituindo os ovos:
Como eles são multi-função, o ideal é tentar entender quais papéis o ovo desempenha em cada receita. Em um bolo sem farinha, por exemplo, o ovo que dá estrutura, liga, umidade e expande…. é quase um omelete alto e doce, na verdade.
Banana amassada, as farinhas de liga, vinagre, pasta de amendoim… vários ingredientes podem substituir os ovos em certos aspectos. Dá uma olhada nessa tabela que roda a internet:
A questão aqui é que esses ingredientes não substituem 100% o papel dos ovos em todas as receitas. Meus comentários sobre cada substituto citado acima (de acordo com minha experiência, pode ser que eu esteja errada!) são:
- Gel de Linhaça: ajuda a dar liga e adiciona fibras ao bolo;
- Gel de Chia: como o de linhaça, ajuda a dar liga e adiciona fibras.. mas deixa com a textura das sementinhas;
- Proteína de soja e Ágar-ágar: nunca usei!
- Banana Amassada: ajuda a dar liga e umidade, mas deixa sabor residual;
- Purê de maçã: ajuda a dar umidade, deixa pouco sabor residual;
- Pasta de Amendoim: ajuda com a liga e com a umidade, por ser bem oleosa. Pode reduzir a quantidade de gordura do resto da receita se utilizar essa opção. Ela deixa bastante sabor residual.
- Aquafaba: não está nessa lista, mas a espuma feita com a água do cozimento do grão de bico pode ajudar a dar volume e arear. Mas ela não tem tanta estrutura quanto as claras em neve quando levada ao forno.
Substituindo o Açúcar:
Demerara, mascavo, adoçantes… Esse será o próximo assunto da nossa serie. Para o bolo, é bom lembrar que o açúcar ajuda a dar estrutura, leveza e umidade.
Substituindo o Leite:
Pode ser substituido pelos leites vegetais mais “ralos” como o de amêndoas ou soja. Para usar leite de coco industrializado ou de castanha de caju, é só diluir um pouco em água, deixando com uma consistência parecida com a de leite de vaca. Dependendo da receita, também é possível substituir por água, como nos meus bolinhos de caneca de chocolate e de fubá.
Substituindo a Manteiga:
Óleos de cozinha dão um bom resultado em bolos, deixando-os bem fofinhos, mas não são exatamente super saudáveis. O óleo de coco pode ser uma boa opção para substituir gorduras que solidificam em temperatura mais baixas, como a manteiga. Para quem não for vegano, também dá pra usar ghee. Dica extra: azeite de oliva fica uma delícia em bolos de chocolate!
Tamanho da forma:
A forma ou assadeira utilizada pode influenciar muito no sucesso final do seu bolo. Formas com furo no meio, por exemplo, ajudam a distribuir o calor para o centro do bolo, o que pode ser essencial para que um bolo sem glúten (como o de cenoura com chocolate) asse por completo. Como os bolos sem glúten não têm tanta estrutura, pode ser impossível multiplicar uma receita por 2 e usar uma forma maior. O bolo pode acabar não tendo estrutura, não assará por dentro e virará… uma nhaca! Se quiser fazer alguma receita sem glúten em grande quantidade, minha sugestão é utilizar formas de muffin (cupcake) ou uma forma retangular grande. Fica bem mais fácil pra massa conseguir estrutura quando a massa é mais baixa.
Outros ingredientes não-convencionais:
Goma Xantana ou CMC:
Ajuda a dar elasticidade e maciez, mas fica com uma textura meio de goma, como o próprio nome diz. Fica gostoso se bem utilizado, e pode ajudar a reduzir a quantidade de gordura da receita.
Vinagre de maçã ou arroz:
Ajuda na fermentação, crescimento, maciez e durabilidade. Eu costumo utilizar esse ingrediente nas minhas receitas de bolo, como no muffin de duplo chocolate e o bolo guirlanda.
Outras farinhas:
Adicionar aveia, farinha de coco, de amêndoas, de quinoa ou outras farinhas nutrivas, mesmo que em pequena quantidade, pode diminuir o índice glicêmico e tornar seu bolo funcional. Dá uma olhada no glossário que montei, com ajuda da nutri Aline Quissak lá no blog e faça alguns experimentos em casa!
Dica final:
Comece a pensar nas suas receitas.
Entender o porquê da presença ou ausência de certos ingredientes vai começar a te dar mais autonomia na cozinha. Teste, experimente e erre bastante. Só assim você vai passar a acertar cada vez mais ????
Mix de Farinha Sem Glúten
Essas opções são um “garimpo” que fiz pela internet, além de algumas opções que eu já testei.
Mistura Basicona
Finalidade: pão branco, cupcakes e bolos
1 xícara de farinha de arroz branco
1/4 xícara de polvilho doce
1/4 xícara de fécula de batata
Esse bolo de coco usa o mix acima:
Misturas de farinha por Marcelo Fachini
#1
Finalidade: pão branco, cupcakes e bolos
1 3⁄4 xicaras de chá de farinha de arroz branco
2 xícaras de chá de fécula de batata
1 1⁄2 xícaras de chá de polvilho doce
2 colheres de sopa de goma xantana
#2
Finalidade: pão meio integral, cupcakes e bolos
1 1⁄2 xícara de chá de farinha de arroz integral
3⁄4 de xicara de chá de fécula de batata
1 xícara de chá de polvilho doce
1 1⁄2 colheres de sopa de goma guar (ou xantana)
#3
Finalidade: pães, tortas, focaccia, pizzas, etc.
1 xícara de chá de farinha de sorgo
1 xicara de chá de farinha de painço
1 1⁄2 xícaras de chá de farinha de arroz branca
1 1⁄2 xícaras de chá de fécula de batata
2 colheres de sopa de goma xantana
#4
(lowcarb – baixo carboidrato)
Finalidade: pães, tortas, pizzas, etc.
1 xícara de chá de farinha de sorgo
1 xícara de chá de farinha de teff
1 1⁄2 xícara de chá de farinha de painço
1 1⁄2 xícaras de chá de polvilho doce
1 colher de sopa de goma guar
1 colher de sopa de goma xantana
Gostou das dicas? Não esquece de comentar!
Beijos,
Pati.
Como é maravilhoso poder enxergar!!!
É como me sinto quando fico sabendo das propriedades dos ingredientes na receita!!!
É tão difícil achar páginas que falam sobre isso, parecem segredos a serem guardados a sete chaves, rs!
Obrigada por compartilhar, Pati! Assim, sem vendas nos olhos, fica mais fácil acertar a receita com substituições!!!
Viva! Obrigada pelo carinho, Ivy!
Parabéns! Linguagem simples. ..adorei e vou iniciar o caminho para transformar o ‘bom da vida’ em ‘saudável bom da vida’…rsrssrs…Obrigada! Beijos
Substituições na cozinha
[…] G1, Terra, Área de Mulher, Escolha Veg, Dani Noce, Pati Bianco, Tudo […]