Quem me segue há mais tempo no Instagram ou aqui no blog mesmo, sabe que eu tenho uma queda por comida árabe. Por aqui já rolou receita de esfiha integral e sem glúten, além de eu ser viciada assumida em homus, aquele patê de grão-de-bico.
Hoje a receita árabe que trago pra vocês é uma releitura do famoso quibe, em versão vegetariana e sem glúten (já que o original leva trigo)! Na verdade essa receita é vegana, já que não leva nenhum ingrediente de origem animal. A base da receita é um purê de abóbora cabotiá assada, e no lugar do trigo entra a quinoa: um alimento super completo e rico em proteínas, o que deixa essa receita ainda mais nutritiva!
O que faz esse prato ficar com aquele gostinho das arábias são as especiarias e a hortelã. Uma versão deliciosa para variar o tradicional quibe, além de ser a opção perfeita para veganos, celíacos ou intolerantes ao glúten.

O homus também é rico em proteínas e cálcio, já que leva tahine, a pasta integral de gergelim. Ele é ótimo pra saúde e ainda combina super bem com nosso quibe.
Montei a receita em duas apresentações: individual, em potinhos de vidro – que dá pra ver o recheio, e coletivo, numa travessa. Fiz uns tracinhos na diagonal com a ponta da faca para a apresentação ficar parecendo com a quibe tradicional! As amêndoas laminadas finalizam com um toque de crocância e sabor. Vocês também podem usar outra oleaginosa picada, como castanha do pará ou de caju!
Quibe de Abóbora Recheado com Homus
4
servings1
hour10
minutesIngredientes
3 xícaras de quinoa cozida (3/4 xícara do grão cru)
1 abóbora cabotiá (ou japonesa)
1 cebola
1 dente de alho
1 xícara de folhas de hortelã
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Tempero sírio e Cominho a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Amêndoas laminadas para decorar
1 xícara de homus
Modo de Preparo
- Descasque a abóbora com cuidado. Para facilitar, você pode colocá-la por uns 10 minutos no microondas. A abóbora irá amolecer um pouco e ficará mais fácil de descascar. Corte ao meio, retire as sementes e pique em pedaços pequenos.
- Asse em forno médio por volta de 30 minutos, ou até ficar macio (a faca deve entrar sem resistência).
- Bata no processador ou liquidificador até formar um purê. Reserve.
- Caso ainda não tenha a quinoa cozida, coloque água em uma panela grande para ferver, adicione uma pitada generosa de sal e a quinoa depois que tiver levantado fervura. Cozinhe por 15 minutos, escorra e reserve.
- Pique a cebola e o alho. Aqueça uma panela e despeje o azeite. Refoque a cebola e, em seguida, adicione o alho.
- Deixe em fogo médio/baixo, adicione o purê de abóbora e a quinoa e misture bem. Adicione os temperos e o suco do limão.
- Pique a hortelã, adicione à panela e misture. Desligue o fogo.
- Monte o quibe intercalando uma camada de homus e finalize com as amêndoas laminadas.
- Leve ao forno médio por mais 20 minutos. Caso seu forno tenha a função grill, deixe por 5 a 10 minutos para dourar o topo.
- Sirva quente ou frio.
Observações
- Se você achar que o purê de abóbora não está firme o suficiente para o quibe, coloque-o em um pano de prato ou voal e “coe” como se fosse leite vegetal. Assim ele vai soltar água e ficar mais consistente!
- By Pati Bianco
Aprenda a fazer o homus aqui.
Gostou do vídeo e da receita?
Comenta aí!
Beijos,
Pati.
[…] Kibe vegano de abóbora recheado: está inspirado para preparar aquele prato caprichado? Então, essa pode ser a receita ideal para […]
[…] Kibe vegano de abóbora recheado: está inspirado para preparar aquele prato caprichado? Então, essa pode ser a receita ideal para […]