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Bolo de Banana Saudável com 6 Ingredientes! (Sem Açúcar, Sem Lactose, Integral, Vegano)

Bolo de Banana Saudável com 6 Ingredientes! (Sem Açúcar, Sem Lactose, Integral, Vegano) | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Sim, você leu direito! Esse bolo de banana fica super úmido, não leva trigo, farinha refinada, ovos, leite ou açúcar… e fica DELICIOSO! Tá duvidando? Vem ver a receita, testa em casa e depois você me conta o que achou! 

Estou muito orgulhosa desse bolo de banana! Não só porque ficou super úmido e fofinho, é livre de glúten, açúcar, leite e ovos, mas porque esse simples bolo representa muito da filosofia do Fru-fruta. 🍌 É uma receita super saudável, que funciona para a grande maioria das restrições alimentares e acima de tudo: FÁCIL de fazer e BARATA!

Bolo de Banana Saudável com 6 Ingredientes! (Sem Açúcar, Sem Lactose, Integral, Vegano) | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

São só 6 ingredientes acessíveis, encontrados facilmente: aveia, banana, tâmara (ou passas), leite de coco, limão, fermento. 🍰
Isso prova que pra ser delicioso e saudável não precisa ter trocentos ingredientes com nome estranho, um preparo maluco ou farinhas que custam uma fortuna. 😋 E olha essa textura, Brasil:

O que adoça esse bolo são as tâmaras e as bananas, então é bom que elas estejam bem maduras. Aliás, é uma ótima forma de utilizar aquelas bananas que já estão passando do ponto na fruteira.

Bolo de Banana Saudável com 6 Ingredientes! (Sem Açúcar, Sem Lactose, Integral, Vegano) | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Minha intenção foi manter a receita o mais simples possível. Mas isso não impede que você dê o seu toque: trocar as tâmaras por passas, damascos ou ameixas com certeza fica delicioso! Adicionar nuts picadas como nozes, amêndoas, castanha de caju ou sementes adiciona sabor, textura e saúde à massa.  Para deixar esse bolinho com cara de ocasião especial, misture chocolate picado: não tem como não ficar sensacional!

Você também pode variar as especiarias. A canela é o básico, mas estou louca pra testar uma versão com gengibre em pó e noz moscada. Huum!

Gostaram da receita??? Deixa um comentário aí ou me conta lá no instagram o que achou! 

Beijos,
Pati Bianco.

Bolo de Banana Saudável com 6 Ingredientes
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Ingredientes
  1. 3/4 xícara de banana madura batida (aprox. 3 unidades de banana-prata) + 1 banana para decorar
  2. 1 e 1/2 xícara de farinha de aveia
  3. 15 tâmaras sem caroço ou 1/2 xícara de uva-passa (amasse bem elas no medidor)
  4. 3 colheres (sopa) de sumo de limão (aprox. 2 unidades)
  5. 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  6. 1/2 colher (sopa) de fermento
  7. 1 colher (chá) de canela em pó (opcional)
  8. 1/2 xícara de leite de coco (o industrializado mesmo, que tem mais gordura)
  9. 1/4 xícara de água
Instruções
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de bolo inglês.
  2. Em um liquidificador ou processador, bata as bananas e meça 3/4 de xícara. Devolva o creme de banana ao processador, adicione as tâmaras (ou passas), o leite, o limão e a água e bata até obter um creme.
  3. Em uma tigela média, adicione os ingredientes secos, bicarbonato e fermento e misture.
  4. Corte a banana que irá usar para decorar da forma que preferir.
  5. Despeje os líquidos sobre os secos e misture com ajuda de uma espátula com movimentos de baixo para cima. O bicarbonato irá começar a reagir com o limão e a massa já vai começar a crescer.
  6. Passe para a forma untada, decore com a banana da forma que preferir.
  7. Asse por 50 a 60 minutos, até que o bolo fique com uma coloração marrom-clara. Espete um palito no centro da massa, ele deve sair seco. Pronto!
  8. Aguarde até o bolo esfriar (ou no mínimo amornar bem) para desenformar.
Observações
  1. Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente (como quase todo bolo)!
  2. Co-crie essa receita: você pode salpicar nuts picadas, sementes ou chocolate picado. Com certeza ficará uma delícia!
  3. Caso queira utilizar o leite de coco caseiro, troque o 1/4 de xícara de água por mais leite (total de de 3/4 de xícara de leite caseiro). Você também pode substituir por leite de castanha de caju ou de amendoim.
  4. Como a massa é bem úmida, conserve na geladeira.
Atualização:
  1. Eu prefiro a receita com as tâmaras, mas as passas também rolam!
  2. As bananas tem que estar bem maduras pois elas que darão o sabor doce no bolo (ainda mais se usar as passas no lugar das tâmaras). Se quiser, adicione um pouco do adoçante de sua preferência (açúcar, xilitol ou gotinhas de stévia).
  3. O bolo que usei nas fotos foi preparada com 1 colher de sopa de bicarbonato, portanto ficou mais escuro. Usando metade fermento, ele fica com a coloração um pouco mais clara.
  4. Compartilhe no instagram com a hashtag #frufruta
Pati Bianco | Fru-fruta https://patibianco.com.br/

Comentários

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26 Comments2

  • Avatar
    Reply Bruna Müller 02/02/2018 at 7:08 pm

    Pati, é uma colher de sopa de bicarbonato mesmo? testei ontem e ficou com gosto muito forte de bicarbonato…

    • Pati Bianco
      Reply Pati Bianco 03/02/2018 at 2:00 pm

      Oi Bruna!
      É isso mesmo. Você usou tâmaras ou passas?
      Usou o limão?

  • Avatar
    Reply Nina 31/03/2018 at 7:06 pm

    Que maravilha! Amei a receita 😍

  • Avatar
    Reply Nina 31/03/2018 at 7:07 pm

    Que maravilha! Amei a receita e o bolo ficou ótimo! 😍

  • Avatar
    Reply Jhonny Bark 02/05/2018 at 3:03 pm

    Gostei da receita, não tenho problemas com alimentação, mas farei esse bolo para minha mãe que é diabética. É o aniversário dela hoje!

    • Pati Bianco
      Reply Pati Bianco 07/05/2018 at 9:23 am

      Que legal, Jhonny! Essa é a ideia do Fru-fruta, dar opções para quem tem restrições alimentares… ou não!
      Espero que tenham gostado.

      Beijos!

    • Avatar
      Reply Janaina 12/04/2020 at 10:03 am

      A receita é maravilhosa!!! Usei uvas passas

  • Avatar
    Reply Patricia 16/05/2018 at 3:48 pm

    Pode fazer sem o bicarbonato?

  • Reply 10 Receitas saudáveis de bolo de banana fit para testar em casa | Jornal Tribuna Ribeirão 15/06/2018 at 3:40 pm

    […] 4. Bolo de banana fit vegano […]

  • Avatar
    Reply Andreza Gomes 15/08/2018 at 2:58 pm

    Oi Pati. Pode substituir a farinha de aveia por farinha de coco? Não consigo encontrar farinha de aveia aqui onde moro.

    • Pati Bianco
      Reply Pati Bianco 16/08/2018 at 3:57 pm

      Infelizmente nesse caso, não.
      Pode usar trigo integral 🙂

      • Avatar
        Reply Lidia Lins Quintanilha da Silva 19/02/2020 at 10:23 am

        Pode ser a aveia grossa ou flocos finos batida no liquidificador pra afinar ?

  • Avatar
    Reply Rosangela 26/10/2018 at 10:05 am

    Gostaria de saber quais as medidas devo usar para fazer esse bolo com os ingredientes citados.
    Grata.
    Rosangela

  • Reply 20 receitas de bolo de banana com aveia para uma vida doce e saudável – Mari Carvalho 03/12/2018 at 4:08 pm

    […] Bolo de banana com aveia integral: quem prefere substituir a farinha de trigo branca pela integral vai adorar esta receita! Além […]

  • Avatar
    Reply Sílvia 17/12/2018 at 10:52 pm

    Boa noite!
    Quero fazer o bolo para o meu marido que é diabético, mas fiquei na dúvida qto à forma… pela foto parece que utilizou a inglesa, mas como não tenho, posso fazer na de furo comum? O que me sugere?!
    Mto obrigada!
    Sílvia

    • Pati Bianco
      Reply Pati Bianco 04/01/2019 at 5:14 pm

      Oi Sílvia!
      Usei a forma de bolo inglês mesmo, mas acredito que a de furo no meio também funcione.

      Beijos!

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    Reply Júnior 16/05/2019 at 11:58 am

    Olá, Pati.
    Obrigado por compartilhar a receita. Fiz porque minha filha tem 1 ano e 10 meses e estos evitando ao máximo introduzir o açúcar na alimentação dela. O mais difícil é evitar as tentações na escolinha que, ao meu ver, poderia aderir a uma alimentação mais saudável.
    Na minha receita substituí parte da aveia por quinoa e acrescentei um pouco de damasco. Ficou uma delícia.

    Parabéns pelo Fru-Fruta!

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    Reply Delane 15/07/2019 at 10:26 am

    Bom dia,
    Não consegui visualizar a receita. Onde fica disponível?

    At.te,

    Delane Moraes

  • Avatar
    Reply João Paulo 07/08/2019 at 10:56 am

    Obrigado por compartilhar a receita, fiz com leite de mândorla no lugar de leite de côco, e acrescentei também 50g de chocolate meio amargo e algumas castanhas do Pará.

    Ficou muito bom, o bicarbonato realmente dá uma leveza ao preparado (no entanto acho que coloquei pouco, pois não ficou com a mesma textura do que você mostrou na foto).

    Um abraço!

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